Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 8 DE SETEMBRO!
RONDÔNIA: 1976 – A Rede Amazônica instala uma repetidora, a TV-Ji-Paraná, em Vila Rondônia, e ela entra em fase de experiência. Seria oficialmente inaugurada em 1977, meses antes da Vila ganhar novo nome e situação: município de Ji-Paraná.
COMEMORA-SE: Dia Mundial da Alfabetização. Dia Nacional de Luta por Medicamento. Dia Mundial da Fisioterapia. Dia Mundial da Fibrose Cística. Católicos lembram Natividade de Nossa Senhora. São Sérgio I. Nossa Senhora de Monte Serrat. São Tomás de Villanova.
FATOS: 1264 – O Estatuto de Kalisz, que garante a segurança e as liberdades pessoais dos judeus e confere competência à jurisdição judaica, é promulgado por Boleslau, o Piedoso, Duque da Grande Polônia.
1504 – Primeira exibição da estátua David, de Michelangelo na Piazza della Signoria, em Florença.
1551 – Fundação da cidade de Vitória -ES pelo donatário da Capitania do Espírito Santo Vasco Fernandes Coutinho.
1636 – Fundação da Universidade de Harvard, como a primeira instituição de ensino superior dos Estados Unidos.
1793 – Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.
1904 – Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, com a coroa doada pela Princesa Isabel.
1915 – Morre Pinheiro Machado, político chamado o “condestável da República Velha”, homenageado como patrono de uma avenida em Porto Velho.
1966 – A famosa série de televisão de ficção científica americana Star Trek estreia com seu primeiro episódio, “The Man Trap.
FOTO DO DIA: Todos os dias, todas as noites, eles estão ali, faça chuva ou sol, mesmo nos feriados, eles estão fazendo seu importante trabalho, muitas vezes incompreendido por parte da população – como a mulher que criticou uma gari que se maquiava antes de iniciar seu trabalho, de varrer uma rua, certamente porque quem criticou não entendeu que, talvez por a moça fazer aquele tipo de trabalho não tivesse o direito de se arrumar (ou talvez foi por pura inveja?). Eles estão nas ruas, nas praças, no Espaço Alternativo, nas feiras, limpando a sujeira deixada pelos brincantes de carnaval, etc. Eles são “esse gente que a gente vê mas não valoriza, mas que faz muito por todos nós”.