Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
9.4.23 – BOM DIA!
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Biblioteca. Dia Nacional do Aço.
Cristão celebram a Páscoa de Cristo. Católicos lembram São Leopoldo Mandic, Santa Cacilda de Toledo, Santa Maria de Cleófas.
RONDÔNIA
1922 – Fundada a Sociedade Beneficente de Artistas e Operários (Porto Velho), presidida por Francisco Bastos Filho.
1964 – O deputado federal Renato Clímaco Medeiros (PTB/RO) é cassado e tem direitos políticos suspensos. Assumiu o suplente, o guajaramirense Hegel Morhy.
1986 – Sem luz elétrica constante, vários municípios estão com o ano escolar ameaçado, admitiu o secretário de Educação estadual ao retornar de visita àquelas cidades.
1990 – Com o Aluizão inteiramente reformado, começa o I Campeonato Profissional de Futebol de Rondônia, e o jornalista Carlinhos Neves adverte: para o público prestigiar depende muito da federação, dos clubes e dos atletas.
2011 – Começa hoje e vai até dia 10 em Guajará-Mirim o I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, realização da Academia de Letras de Rondônia, a Academia Guajaramirense de Letras e a Sociedade de Escritores de Bolívia.
BRASIL
1912 – Nasce Amácio Mazzaropi, ator, humorista, cantor, produtor, roteirista e cineasta brasileiro. Papéis principais: “jeca” ou o “caipira”.
1941 — Fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, por Getúlio Vargas, após os Acordos de Washington.
MUNDO
1626 — Morre Francis Bacon (n. 1561), jurista e político inglês, o “pai” da “Revolução Científica.
1860 — a máquina, a fono-autógrafo, Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível.
1919 – Nasce John Presper Eckert (m. 1995), inventou o ENIAC, para muitos o 1º computador do mundo.
FOTO DO DIA
Criado em 2010 com finalidade de auxiliar a qualidade do ensino na escola estadual “Orlando Freire”, em Porto Velho o projeto “Rádio Falante” é, sem qualquer dúvida, o mais laureado dentre todos os das escolas rondonienses, reconhecido não só no Estado mas, também por premiações de órgãos nacionais e outros segmentos.
Coordenado desde o início pelos professores Alcemir Ribeiro e Reinaldo Ramos (na foto, com alguns alunos que atuam como locutores, entrevistadores, técnicos, etc), a “Rádio Falante” já se deslocou para outras áreas, com participantes do projeto indo trabalhar na mídia especializada.
“Rádio Falante” funciona numa sala de um dos blocos da “Orlando Freire”, e é comum a visita de profissionais da imprensa, professores e intelectuais que, sempre aproveitam para conversar, via rádio, com os estudantes.
Amanhã, segunda-feira, 10, a “Rádio Falante” completa 13 anos no ar, mantendo o roteiro original que se transformou em referência na integração alunos/escola e tem auxiliado muito o trabalho de professores e da direção escolar.