Por Claudemiro de Souza
TERRENOS x MATAGAL
Todos os anos nossa cidade sofre por causa destes terrenos abandonados. É só andar pela cidade que podemos contemplar tamanho desmazelo e se engana quem pensa que isso acontece somente nos bairros periféricos da nossa cidade, pois no centro também existem vários terrenos nessas condições, ainda mais nessa época chuvosa. Os terrenos abandonados também alastra a criação do mosquito Aedes aegypti, caramujos, cobras, escorpiões, ratos… além de provocar um ar de abandono e desleixo com a cidade. E não são só os terrenos invadidos por matagal. Os espaços de muitas calçadas que são espaços públicos também estão sendo tomados pelo matagal. E essa parte cabe a quem limpar?
MAS O QUE FAZER ?
O que podem fazer com os terrenos, é notificar, e se o proprietário não tomar providencias, multar ou então a prefeitura, através da secretaria responsável, limpar os terrenos e mandar a conta aos proprietários via IPTU, obviamente analisar a legalidade dessas medidas e por em prática, mas ai tem que contar com a boa vontade do prefeito e dos vereadores.
SEM DESCULPAS
E a desculpa de que não tem pessoal para realizar tal tarefa não cola, pois já observei que quando estão ali limpando o pequeno canteiro das avenidas São Paulo, Guapore, etc, tem pelo menos uns 10 trabalhadores, 1 roçando 2 segurando a rede e os demais “fiscalizando”. Na verdade acho que falta e serviço.
Mas, obviamente, para poder cobrar alguma coisa nesse sentido, da população, o poder público tem que fazer o dever de casa, que nem sempre acontece. Mas então fica ai a dica, prefeito, vereadores vamos trabalhar ?? Vamos esquecer de que certas medidas podem fazer perder votos.
Alguns exemplos de que Cacoal não é como a Disk Entulho sugere: “Cacoal é linda, limpa”.
Rua Castro Alves com a Avenida Guaporé
Avenida Cuiabá
Avenida Amazonas
Avenida São Paulo, no Centro, de frente com o Hospital Samar
E, acreditem, esse matagal é nos fundos da quadra da Escola Municipal Agostinho Góis, na Avenida das Mangueiras, no Jardim Vista Alegre.