Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer e compartilhar informações pertinentes, o GrupoCal também aderiu ao Outubro Rosa, proporcionando um momento exclusivo para que as colaboradoras da empresa pudessem buscar mais conhecimento sobre o câncer de mama e do colo do útero.
“Em momentos como esse, do Outubro Rosa, o objetivo é além de dar a oportunidade de conhecerem mais sobre o assunto, realizar uma ação preventiva, de conscientização, da necessidade que temos de cuidar sempre da nossa saúde, em todos os aspectos”, ressaltou Odinéa Bisconsin, diretora do GrupoCal.
Quem participou desse momento junto com as colaboradoras da empresa rondoniense foram as representantes da Liga Acadêmica de Medicina da Família da UniFacimed, Isabely Sanches, Jhessica Bruno, Maria Luisa e Gabriela Moura, que compareceram à sede do GrupoCal, explanando sobre o tema e sanando muitas dúvidas.
“Foi uma experiência incrível! Nós, enquanto acadêmicos de Medicina, o nosso objetivo é realmente poder fazer a ponte, a conexão, entre a comunidade e a saúde. Saber que tem empresas que são colaboradoras, que abraçam a causa de fazer com que os seus trabalhadores tenham acesso à saúde, é muito importante”, destaca a acadêmica do 10º período, Isabely Sanches.
Em todo o mundo, o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres. No Brasil, esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade (por câncer) entre as mulheres. Segundo especialistas, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos são os fatores relacionados ao desenvolvimento da doença, entre eles o envelhecimento, histórico familiar, consumo excessivo de álcool, atividade física insuficiente, excesso de peso, entre outros.
“Não foi apenas um ensino que a gente foi levar às mulheres do GrupoCal, mas foi uma verdadeira troca de experiências! Participou conosco, desse momento, uma mulher, muito jovem, que passou pelo câncer de mama e compartilhou a sua história. Isso mostra a importância de todas as mulheres, jovens ou mais velhas, ter atenção à sua saúde, visitar um médico regularmente, fazer sempre os exames, especialmente o preventivo”, reforça a acadêmica.
Durante o encontro no GrupoCal, foi abordada também a importância do auto-exame e os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, sendo eles caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Para a assistente de empreendimentos do GrupoCal, Lessandra Meneguelli, a iniciativa foi bastante significativa. “É positivo esse tipo de ação, uma vez que a empresa reforça a importância de nós, mulheres, buscarmos esse cuidado, de se atentar para incluir consultas e exames em nossas rotinas. Foi um momento onde mais informações foram disseminadas sobre um tema tão importante”, enalteceu Lessandra.
(Giliane Perin p/ GrupoCal)