A Ouvidora-Geral do Estado participou do seminário nacional de ouvidorias em Balneário Camboriú (SC), organizado pela Controladoria-Geral da União e pelo Instituto Federal Catarinense. O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro e teve como tema: “A relação entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e governança de serviços e proteção ao denunciante.”
A atividade contou com a participação de ouvidores de todo o País. Na ocasião foram debatidos temas de importância para as ouvidorias, sendo um deles: “Os desafios da ouvidoria para o aprimoramento da gestão e das entregas de empresas”, além de outros temas durante o evento.
O Estado de Rondônia foi um dos destaques no cenário nacional de ouvidorias, atingindo a marca de 71% de ouvidorias por município; atualmente sendo o 3° estado do País que mais possui ouvidorias cadastradas na Rede Nacional de Ouvidoria – Renouv no Brasil.
Acima de tudo, este resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado pelo governo do Estado de Rondônia, em parceria com a Controladoria-Geral da União no Estado de Rondônia – CGU/RO e Tribunal de Contas do Estado – TCE/RO. Esta parceria iniciada em 2019 resultou na adesão para plataforma FALA.BR que facilitou a implementação de ouvidorias por toda a extensão do território rondoniense.
Neste sentido, a ouvidora-geral Etelvina Rocha, destacou que o trabalho realizado na ouvidoria-geral vem proporcionando aos cidadãos um maior acesso aos serviços oferecidos pelo Poder Executivo, bem como a garantia de direitos.
Canais de comunicação da Ouvidoria-Geral, informando que os contatos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, pelos contatos 0800-647-7071, (69) 3216-1015 e (69) 3212-8050. E ainda pelos canais que funcionam 24 horas, o e-mail [email protected] e o portal Fala.BR/Rondônia.
Fonte
Texto: Italo Luiz Fernandes
Secom – Governo de Rondônia