Algumas ações do estado no enfrentamento da COVID-19:
- Somos primeiro lugar no país em transparência nas ações de combate ao vírus (com nota 100).
- Subimos mais de 20 pontos no Ranking da Transparência Internacional, e estamos com a classificação ótima e entre os primeiros Estados. A instituição é referência mundial de fiscalização da transparência dos gastos públicos.
- Estamos entre os 3 estados que mais testaram por milhão de habitantes.
- Lembrando que Upas são de responsabilidades dos prefeitos. Os hospitais de alta complexidade são responsabilidades do Governador. Somos um dos únicos estados que permitiu e entregou na Rede Estadual e recomendou aos municípios o direito e acesso aos kits da Hidroxicloroquina/Cloroquina desde o início dos sintomas. Muitos municípios estão seguindo essa cartilha há mais de um mês.
- Temos uma das menores taxa de mortalidade pelo vírus (2,3%), metade da média nacional.
- Estamos fazendo o Programa Mapeia Rondônia — no qual realizamos Drive-thrus com entrega de kits de medicamentos — referência em todo o país e copiado por outros estados.
- Abrimos mais de 300 leitos clínicos e mais de 140 leitos de UTI’s. Quantidade acima da média no país.
- Criamos um programa de indenização, no valor de 300 reais mensais complementares, para todos os profissionais que estão na linha de frente durante a pandemia.
- Criamos o programa AMPARO, que está beneficiando 48 mil famílias com mais um complemento de renda além do fornecido pelo governo federal.
- Adquirimos um hospital novo, com a reforma completa inclusa e estruturado, que ficará para sempre. Não será destruído e salvará milhares de vidas, não só agora mas no futuro pois existem mais doenças que a COVID-19.
- Compartilhamos, diariamente, todos os avanços da forma mais transparente possível em SESAU – Secretaria de Estado da Saúde