O Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, vai medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus, para identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país.
Cerca de 33 mil pessoas de 133 municípios brasileiros serão submetidas ao teste ra pido que detecta a presença de anticorpos IgM (de infecc a o mais recente) e IgC (de infecc a o mais antiga) a partir de amostras de sangue coletadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, que apoia a pesquisa, com o resultado do estudo será possível criar políticas públicas mais eficientes e baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do novo coronavírus no território brasileiro.
A expectativa é que com o trabalho sejam esclarecidas três questões sobre o vírus no Brasil: o número de infectados; a velocidade com que o vírus tem se espalhado; e a taxa de letalidade da Covid-19 na região.
O projeto piloto teve início no dia 6 de abril, no Rio Grande do Sul. 18 mil pessoas farão o teste rápido para o coronavírus e já começaram a ser entrevistadas.
Em cada munici pio, a pesquisa vai sortear aleatoriamente 25 setores para coleta de dados. Em cada setor, serão sorteadas dez reside ncias e um morador de cada casa, totalizando 250 pessoas por munici pio.
Com informações da Agência Brasil.