A Polícia Federal, em conjunto com o IBAMA, deflagrou na última quarta-feira (22/5), operação policial com o objetivo de combater a extração ilegal de diamante, ouro e madeira de terras indígenas, bem como outros crimes ofensivos ao meio ambiente.
Na ocasião, os policiais federais atuaram nos maiores e principais pontos de alertas de desmatamento existentes no interior da Terra Indígena Roosevelt e Parque Aripuanã, resultando nas inutilizações de dois tratores, uma escavadeira, uma caminhonete, cinco motores de garimpo e três acampamentos.
As investigações revelaram atividades criminosas nas terras indígenas mencionadas, incluindo a extração intensiva de diamantes e ouro, além do transporte ilegal de madeira retirada dessas áreas.
Além disso, constatou-se que os investigados se valem de sistema clandestino de comunicação (rádios amadores), utilizados para o alerta do grupo quanto à presença da polícia ou de órgãos de fiscalização ambiental.
A Polícia Federal e os demais órgãos atuam de forma constante para manter a integridade do território indígena, de forma que ações que atentem contra os interesses dos povos indígenas serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental.