“Se em Ariquemes a Diálise funciona e funciona muito bem, sendo responsabilidade do estado, nós também vamos buscar esse mesmo modelo de atendimento aqui para Cacoal…”
O presidente da Câmara de vereadores de Cacoal, João Paulo Pichek (Republicanos), esteve na última Quinta-feira (11), na clínica de Diálise na cidade de Ariquemes, acompanhado do seu chefe de gabinete Eleutério Baptista.
Durante a visita técnica eles foram recepcionados pela gerente Kátia Regina, que mostrou toda clínica e passou um relatório detalhado do funcionamento.
A clínica atende nove (09) municípios, mas como a cidade de Jaru que pertence ao polo de Ouro Preto Do Oeste, fica mais próxima de Ariquemes, os pacientes são atendidos por eles totalizando dez (10) cidades.
São atendidos cento e noventa e dois (192) pacientes, que além das sessões de diálise ainda recebem refeições diárias.
Os servidores, médicos nefrologistas, segurança e a manutenção são terceirizados, sendo a administração 100% pelo sistema único de saúde – SUS, bancada pelo governo do estado.
A clínica conta com grupo gerador estacionário, trinta e oito (38) máquinas para tratamento de hemodiálise, tem sua própria estação de tratamento de água e esgotamento sanitário.
A clínica está em funcionamento desde 2014, e é de responsabilidade do estado, oferecendo atendimento de qualidade, sendo a única nesse sistema de atendimento na região norte do país.
Pichek questionou: “Se em Ariquemes a Diálise funciona e funciona muito bem, sendo responsabilidade do estado, nós também vamos buscar esse mesmo modelo de atendimento aqui para Cacoal, não é justo os pacientes terem passado por todo sofrimento com esse terrorismo que foi aplicado aqui, desabafou o presidente”.
Texto e fotos: Claudinei Sorce/AICMVC