O juiz secretário-geral do Tribunal de Justiça de Rondônia, Rinaldo Forti, participou, nesta quinta-feira, 25, do Webinário sobre Pontos de Inclusão Digital, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, que destacou ações de tribunais para instalação de equipamentos em locais distantes de comarcas. Vencedor do prêmio Innovare e recomendados como Boa Prática pelo CNJ, os Fóruns Digitais construídos e inaugurados pelo Tribunal de Justiça de Rondônia permitem o atendimento remoto à população do município, por meio da disponibilização de equipamentos de informática e de uma equipe treinada para o auxílio dos cidadãos e cidadãs que precisam resolver suas questões junto ao Tribunal e mais de 15 instituições parceiras.
O magistrado destacou um vídeo em que mostra um dos prédios, construídos em tecnologia inovadora e sustentável. Atualmente, o TJRO já inaugurou 6 Fóruns. Rinaldo Forti também destacou os resultados já alcançados. Mais de 11 mil atendimentos já foram realizados.
O pioneirismo do TJRO em implantar o Fórum Digital, ainda em 2020, foi destacado no evento. “Vocês estiveram na vanguarda da implantação dos pontos de inclusão digital ainda quando estávamos na fase da recomendação do CNJ. A experiência é interessantíssima nos mostra que esse avanço além de estar envolvendo muitos municípios, os PID´s instalados são de nível 4, o que nos mostra que a cooperação tem exercido um papel importante”, destacou a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Beatriz Fruet, que mediou o evento.
(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)