O Plano da Economia completou no ano de 2022, meio século de existência. Tudo começou 50 anos atrás, com a chegada na então Vila de Cacoal, do jovem Divino Cardoso Campos. Ele tinha pouco estudo e quase nenhum recurso financeiro, mas muita vontade de vencer. Na principal rua do lugarejo, construiu uma pequena banca de madeira, onde passou a comercializar roupas, tecidos e outros objetos.
As dificuldades eram muitas, mas Divino nunca desistiu. A pequena banca de madeira foi crescendo, se tornou o Bazar Plano da Economia e com o passar dos anos se transformou em uma das maiores lojas do Estado de Rondônia.
Foi a partir da consolidação do Plano da Economia, que seu fundador passou a investir em outros segmentos comerciais, criando novas empresas, que juntas formam hoje o Grupo Divino Cardoso Campos. “Eu e minha família compramos no Plano há uns 50 anos aproximadamente, desde quando o senhor Divino mesmo atendia os clientes, na banca que ele tinha”, disse a cliente Maria Pereira. Ela lembra que o então vendedor era sempre muito atencioso e paciente com os clientes. “Hoje ele cresceu, é dono de muita coisa, mas continua tratando as pessoas da mesma forma que tratava, quando tinha só uma barraquinha”, afirmou.
Divino é pai de três filhos, sendo Adriano, Gilbelamar e Divino Júnior. É casado com a farmacêutica bioquímica Luciana Isabel Martins Campos.
O patrão Divino Cardoso
Um patrão exigente sim, mas que também honra seus compromissos, incentiva e apoia sua equipe, conquistando o respeito e a admiração de todos com quem convive diariamente. “A gente aprende com o senhor Divino todos os dias”, disse a vendedora Ivanir Pereira Cruz, que trabalha no Plano da Economia há 42 anos.
Ivanir conta que sua carteira foi assinada logo que ela começou a trabalhar na loja, aos 16 anos de idade. “Tenho muito orgulho em dizer que é o meu único registro e que amo o que eu faço”, afirmou. A vendedora lembra que na época de sua contratação eram poucas as empresas que cumpriam as leis trabalhistas, mas que Divino sempre teve um olhar diferenciado com seus funcionários. “Nesse tempo todo ele nunca atrasou nossos salários, um dia sequer, sem falar que trata a todos com muito respeito e educação”, disse.
Segundo Ivanir, mesmo nos momentos de adversidades, Divino mantém a confiança e tem a palavra certa. “Ele nos incentiva a fazer a nossa parte, a acreditar que as coisas vão melhorar e está sempre disposto a nos ouvir”, conta ela, acrescentando que “se tivesse uma nova oportunidade, trabalharia com o mesmo patrão mais 42 anos”.
Prefeito por duas vezes
A trajetória de Divino Cardoso sempre despertou admiração e respeito em Cacoal e ele acabou aceitando o desafio para concorrer ao cargo de prefeito, sendo eleito por duas vezes.
Ações realizadas nas administrações de Divino Cardoso foram consideradas marcos importantes para o desenvolvimento do município que o acolheu. Entre elas está o Programa Pró-Campo, que ofereceu a oportunidade para crianças e adolescentes da área rural darem continuidade aos estudos, tornando-se modelo para outras prefeituras do Estado. Como prefeito, ele também viabilizou a área para a implantação do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Cacoal.
Na administração de Divino Cardoso, Cacoal também foi a primeira cidade da Região Norte a ser atendida com saneamento básico. Entre outras obras de seus governos, está a construção do Parque Sabiá e o embelezamento da cidade com iluminação pública e plantio de árvores. Como prefeito, ele também incentivou a instalação de empresas no município e viabilizou os primeiros recursos para a aquisição de terreno para a construção do aeroporto Capital do Café.
É preciso fazer as coisas acontecerem
Sempre que fala sobre sua trajetória, Divino Cardoso se diz grato a terra que o acolheu 50 anos atrás. Ele agradece também a confiança de seus clientes e a dedicação de seus colaboradores.
Quando é questionado sobre sua receita de sucesso, Divino cita o trabalho como um dos fatores principais. Segundo ele, é preciso ter fé em Deus, estudar, estar bem informado e trabalhar duro. O pioneiro lembra que na época em que chegou a Cacoal, havia muitas dificuldades, mas muitas oportunidades também. Hoje, a realidade é outra e as opções também mudaram, mas o trabalho continua sendo a principal receita para ser bem sucedido financeiramente, de forma honesta. “Não se pode cruzar os braços e apenas esperar. É necessário fazer as coisas acontecerem”, afirma.
Trajetória de sucesso
A trajetória de sucesso de Divino Cardoso é referência no Estado de Rondônia, nos mais diversos segmentos, principalmente empresarial e político.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), Joici Eggert Strey, disse que o Plano da Economia, no decorrer de sua história, contribuiu muito com o desenvolvimento do município. Segundo ela, o aniversário de 50 anos da empresa tem um simbolismo mais que especial, já que completar meio século de atividades em um país onde grande parte das empresas fecham as portas antes de completar cinco anos, é algo raríssimo. “Divino é um exemplo de empresário, com uma incrível trajetória de sucesso, de fato tem um grande legado em nosso município”, afirmou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adeuvaldo Gomes de Brito, afirmou que o nome Divino Cardoso é uma referência para o município, principalmente por ser um de seus fundadores. Quanto ao Plano da Economia, Adeuvaldo disse que a loja sempre exerceu um papel importante no desenvolvimento da região. “Nós da CDL Cacoal parabenizamos o empresário, por alcançar um marco tão importante na história de uma empresa”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, João Pichek, disse que o Plano da Economia é uma empresa de tradição, que muito tem contribuído com a população cacoalense, principalmente na geração de empregos. Ele classificou o fundador da empresa, Divino Cardoso, como um empresário visionário, que conseguiu criar vários empreendimentos. “Divino Cardoso é uma pessoa por quem temos muito carinho, respeito e admiração”, disse.
A serviço da coletividade
O deputado estadual Cirone Deiró lembrou que ao mesmo tempo em que Cacoal completa 47 anos de emancipação política, o Plano da Economia celebra seu 50° aniversário. “Uma referência de empresa genuinamente cacoalense, que tem sua importância reconhecida no processo de desenvolvimento local”, afirmou.
Segundo Cirone, a trajetória de Divino serve de inspiração para os jovens empreendedores e se confunde com a história de Cacoal. Segundo ele, a visão empreendedora do pioneiro sempre foi colocada a serviço da coletividade, especialmente quando foi eleito prefeito, por duas vezes, e fez com que Cacoal alcançasse posição de destaque no cenário estadual.
Cirone afirmou também que Divino é uma pessoa que soube colocar todo seu aprendizado e conhecimento a serviço do desenvolvimento local e do bem-estar das pessoas. “A comemoração dos 50 anos do Plano nos permite fazer reconhecer o grande protagonismo que o senhor Divino teve no processo de desenvolvimento econômico e social de Cacoal”, disse.
Administrador competente e honrado
O prefeito Adailton Fúria disse que o Plano da Economia representa um ícone da economia local, que criou condições para que outros empreendedores também acreditassem no potencial do município. Segundo o prefeito, a história do pioneiro Divino Cardoso se confunde com a história de crescimento da própria cidade onde ele, além de empresário, contribuiu como político de grande protagonismo, deixando sua marca como um administrador competente e honrado.
Segundo Fúria, saber que Cacoal teve como administrador um empresário visionário como Divino, o motiva a trabalhar cada vez mais, com firmeza e determinação. “Tenho a certeza de que replicar o êxito que ele teve, será suficiente para que eu também possa deixar o meu legado para as futuras gerações. Trabalho para que, assim como hoje tenho o Senhor Divino como um espelho, no futuro outros também possam se espelhar naquilo que fui e representei para Cacoal”, disse.
Fúria também parabenizou Divino, seus familiares “e todos os milhares de clientes que o ajudaram a construir o seu patrimônio e a firmar sua assinatura como um dos grandes homens desta cidade e de nosso Estado”.
Texto: Eli Batista