Prefeito Adailton Furia acompanha vacinação de crianças acima de 12 anos e destaca protagonismo de Cacoal
Na manhã desta segunda feira o prefeito de Cacoal, Adailton Furia, acompanhou pessoalmente o início da imunização de crianças a partir de 12 anos, contra a covid-19 em Cacoal.
O município toma a dianteira e assume protagonismo nesse quesito, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar que a vacina do laboratório Pfizer é segura para pessoas dessa faixa etária.
Nessa primeira etapa, foram vacinadas cerca de 350 crianças com comorbidades, doenças crônicas ou deficiência psicomotora.
A vacinação foi realizada no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic).
Adailton Furia afirmou que se sentia recompensado ao ver a felicidade das mães em razão da imunização de seus filhos contra essa doença. O prefeito cacoalense disse determinou a vacinação mesmo sem esperar a parte formal e burocrática do Ministério da Saúde, por entender que as mães e os pais dessas crianças têm pressa em vê-las imunizadas e menos suscetíveis a essa doença.
Além disso, ele assegura que a Constituição Federal o autoriza como prefeito a tomar decisões importantes na vida das pessoas e ele exerceu o princípio da “prioridade absoluta” para as nossas crianças, adolescentes e jovens.
“Art. 227 CF- É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade”. “Determinei à SEMUSA e hoje vacinamos todas as nossas crianças e jovens cacoalenses que tenham deficiência, comorbidades ou doenças crônicas”, afirmou.
A Coordenadora de Vacinação do Município, Graciele Brunel, ressaltou que em breve a Semusa estará convocando mais crianças e adolescentes para serem imunizadas contra a covid-19.