O congresso técnico (CT) para definir o regulamento e provas da 1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná foi realizado, na segunda-feira (20), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur). O encontro reuniu representantes das seis etnias que participarão dos jogos, marcados entre os dias 21 e 23 de abril.
Segundo o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, durante o CT houve a definição das provas e o regulamento da competição. “Os representantes das seis etnias aprovaram, por unanimidade, o regulamento geral, o local [Distrito de Nova Colina] e toda a estrutura que a prefeitura pretende montar para a olímpiada”, assegurou.
Foram confirmadas as modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha (masculino), corrida com tronco (masculino), corrida com paneiro (feminino), cabo de guerra (masculino), corrida de 100 metros (masculino), arremesso de lança (masculino) e concurso de beleza indígena (masculino e feminino).
Na semana passada, a equipe da Semictur visitou o Distrito de Nova Colina para definir os locais das provas e a instalação de arquibancadas. “Tudo está sendo organizado para que possamos oferecer o melhor aos povos indígenas participantes”, afirmou o coordenador técnico, Osvaldo Cazuza.
De acordo com a organização do evento, o início das competições vai ocorrer na manhã de sexta-feira (21) e a abertura oficial às 14 horas, com pronunciamentos de autoridades, como do Prefeito Isaú Fonseca (idealizador da olimpíada), desfile das equipes, acendimento da pira (chama) olímpica e o juramento dos atletas.
Estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste). As inscrições dos atletas encerram no dia 10 de fevereiro. Serão oferecidos troféus e medalhas para os competidores.
—
Jairo Ardull
FOTOS: Acervo Semes