Os graves problemas ambientais em Rondônia levaram o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz a propor a imediata distribuição, por parte do Governo do Estado, de máscaras descartáveis de proteção respiratória para parte da população eu mais sofre nessa época e não tem condições financeiras.
Nos últimos dias o ar rondoniense, especialmente o de Porto Velho vem sen do apontado como um dos piores do mundo e dessa forma, explica o presidente da Casa de Leis, medidas urgentes precisam ser tomadas pela classe política para minimizar esse caos. “Há algumas semanas Rondônia vem sofrendo com a baixa qualidade do ar decorrente das queimadas, nesse sentido, inclusive, é que o governador editou o Decreto nº 29.434, de 30 de agosto de 2024, com recomendações de medidas preventivas a toda a população do Estado a fim de minimizar os impactos à saúde”, destaca Marcelo Cruz.
Ele ainda explica ser fundamental que a distribuição seja gratuita, uma vez que se trata de saúde pública de todos. “Precisamos proteger nossos idosos e as pessoas com comorbidades das partículas finas e gases tóxicos provenientes da fumaça das queimadas, uma vez que o contato direto e prolongado com essas substâncias nocivas pode enfraquecer seus sistemas imunológicos e aumentar a vulnerabilidade a infecções e complicações de saúde”, disse.
O presidente finaliza a indicação, afirmando que a utilização de máscara ajudará a proteger o sistema respiratório dos idosos e pessoas com comorbidades, “já que fornece uma camada extra de defesa contra os poluentes”.
(Rondoniagora)