Dezembro de 2022 marca a retomada do reencontro da população com os mutirões de atendimento para a prevenção ao câncer de pele. Em Rondônia, iniciativas desse tipo serão realizadas sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), juntamente com parceiros locais. Desta forma, essas ações tradicionais e gratuitas voltam a acontecer após dois anos de interrupção por conta da pandemia de covid-19. Os atendimentos acontecerão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio Marechal Rondon – Posto do Hospital Oralderm, centro cadastrado no municípios de Ji-Paraná. As avaliações ocorrerão no dia 3 de dezembro (sábado), entre 9h e 15h.
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Na data dos mutirões, os interessados devem procurar o posto de atendimento mais próximo de sua residência. Ao chegarem no local, serão submetidos a um exame de triagem, sendo que posteriormente o paciente será examinado por um médico dermatologista da SBD. Em caso de lesão suspeita, a pessoa será encaminhada para tratamento. O acolhimento será feito por ordem de chegada, dentro de um número limitado de consultas.
Para o presidente da SBD, Mauro Enokihara, a volta dos atendimentos presenciais, no formato de mutirão, traz uma sensação de felicidade. “Foram dois anos conturbados e incertos por conta da pandemia. Nesse período, não pudemos estar em contato com a população. Sabemos que, infelizmente, muitos deixaram de se consultar. Por isso, poder fazer esses atendimentos e levar informação e auxílio à população é reconfortante e difunde uma das grandes metas da SBD”, afirmou.
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Campanha – O Dezembro Laranja é organizado desde 2014 pela entidade. Em 2022, seu slogan é “Não espere até sentir na pele” e busca levar conhecimento e cuidado aos trabalhadores de áreas rurais e/ou que ficam expostos aos raios solares diariamente em virtude de suas profissões e no lazer. Consequentemente, foca também em pessoas que frequentam praias, cachoeiras, piscinas ou que estão constantemente em áreas ao ar livre.
Em 2019 — ano em que foi realizada a última ação presencial — foram atendidas mais de 25 mil pessoas, em cerca de 130 postos, por todo o Brasil. Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
“A campanha de prevenção ao câncer da pele é fundamental e um pilar da SBD para podermos falar dessa doença que acomete milhares de pessoas, mas que ainda pouco se fala. Se pensarmos, então, em um País como o Brasil, que é tropical e onde diariamente as pessoas estão expostas aos raios solares, é preciso redobrar os cuidados e levar conhecimento para a população sobre todas as possibilidades de fotoproteção, como evitar horários de maior incidência de radiação ultravioleta, usar chapéus, camisetas, procurar sombras e utilizar os filtros solares”, explica Renato Bakos, coordenador do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD e da campanha de 2022.
Acometimento – Números oficiais analisados pela SBD mostram que mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de covid-19. A situação afetou sobretudo a população que tem mais de 60 anos. O total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o ano de 2020, momento mais crítico da pandemia de covid-19, foram realizados 17.227 diagnósticos a menos dessa doença do que em 2019. Isso significa que o número absoluto de casos foi 24,7% menor do que no período anterior ao avanço do coronavírus.
(360° Comunicação Integrada)