DESPEDIDA MELANCÓLICA – Por Claudemiro Souza
Em 1998 alguns amigos tiveram a ideia de criar um grupo para praticar futsal na quadra do extinto Colégio Visão. Apenas duas exigências para poder fazer parte do grupo: jogadores deveriam ter acima de 40 anos e disposição para tal prática, habilidade e talento nem tanto.
Projeto simples e sem nenhum interesse político ou econômico, apenas distração mesmo. O tempo passou, demoliram a escola, perdemos amigos, fizemos novos, envelhecemos e semana passada fomos praticamente expulsos daquela quadra esportiva localizada no bairro Liberdade que ajudamos a cuidar desde a demolição da escola a uns 10 anos atrás.
Sem nenhum prévio aviso, simplesmente o secretário da Semed, órgão esse, em tese, o “responsável” por tal quadra, pediu para cortar a energia e pronto. Fui conversar pessoalmente com o secretário para que o mesmo solicitasse a religação, pois por anos pagamos a conta de energia, roçamos o mato, remendamos os buracos no piso, tampamos as diversas goteiras, nenhum prefeito olhou com carinho para aquela antiga quadra. Imagine o tamanho do terreno ali abandonado, criando cobras, lagartos, aranhas, ratos e outros viventes que podem esparramar doenças?
Pensei que com o prefeito Furia seria diferente, mas parece que me enganei profundamente, Cacoal tem pressa??? Ali não. Do Mandato dele já são quase dois anos. Aquilo que a quase 25 anos era nossa diversão, lazer, passa tempo, parece não ter muita importância para nossas autoridades, então nos resta ir em outra direção e abandonar definitivamente aquela velha quadra.
Essa quadra para mim, e creio, que para os demais companheiros que a utilizavam, tem um simbolismo bem intrigante, representa como nossos prefeitos, autoridades no geral, não tinham ou não tem compromisso com aquela população, pois a demolição da antiga escola tinha a justificativa que iriam construir uma nova escola ou uma nova creche, mas no entanto nada, mas nada foi feito naquele local, e já vai para quase 10 anos. Prefeito Furia vai ter sua chance, quem sabe ele consiga enfim fazer uma bela obra naquele local para atender a população do bairro Liberdade. Eu, sinceramente, tenho minhas dúvidas, mas a esperança persiste. Dizem que no papel tem um belo projeto desde a administração do Padre Franco, quando a velha escola foi interditada por determinação do Ministério Público e a prefeitura na época gastou mais de 27 mil para que a escola fosse demolida. A prefeitura ria iniciar a construção de uma nova obra. Mas até hoje ficou só no papel e no gogó.
CLAUDEMIRO DE SOUZA
Atleta e um dois coordenadores do grupo