Por Danilo Degra – Cacoal sempre foi conhecida por ser uma cidade com muito entretenimento, não é atoa que a cidade tem o apelido carinhoso ou travesso de “Cacoal Vegas”. Porém, é comum escutarmos alguns cacoalenses dizendo que muitos de nossos eventos são parecidos, com as mesmas atrações, nos mesmos lugares.
Eu sempre digo que quem faz a cidade que queremos é a gente. Nós somos os atores principais que movimentam essa engrenagem do entretenimento, cultura, gastronomia e etc.
E é em busca dessa cidade que queremos, que eu conversei com a Desireé Hanna, uma das organizadoras da “Feirinha do Quintal”, um evento que foge um pouco dos padrões dos excelentes eventos organizados em Cacoal, mas que vem para somar e propor novas alternativas para a cultura municipal.
A “Feira no Quintal” já surgiu com uma ótima causa! Em 2019, a cadela Mimosa foi resgatada em estado bem debilitado e prenha e então uma das organizadoras, Aline Sitowski, teve a ideia de realizar um evento para arrecadar dinheiro para o seu tratamento, juntando coisas que estavam sem uso para um brechó, comida, arte e sebo.
Em agosto deste ano, foi organizado mais uma feirinha e, com o sucesso, a Desireé pensou em dar continuidade, como uma forma de conectar e dar espaço para pequenos e microempreendedores, artistas locais, entre outros.
O evento contará com a participação de vários empreendedores, exposição de quadros de artistas da nossa região e a atração musical ficará por conta da dupla Vanessa Brambila que, além de ótima cantora, é uma excelente instrumentista, e Jessica Lays que, na minha opinião, é a melhor intérprete de Cacoal. Todas as músicas na versão delas ficam perfeitas. A apresentação musical tem início às 17h.
A Feirinha no Quintal acontecerá neste sábado dia 09/10, das 14h às 18h, na Av. Belo Horizonte, nº 2458, aos fundos. A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório.
Se você gosta de eventos alternativos e diferentes, é super necessário prestigiá-los para que eles permaneçam em nosso calendário de eventos e para que outros possam surgir.
Se você quiser saber mais sobre os expositores, vou deixar uma lista com o que fazem e os seus perfis no Instagram. Não deixe de segui-los!
– Coletivo Casa Sete, brechó com curadoria de Lorena Ramos @coletivocasasete
– Cumbuca Veggie, salgados veganos e hambúrguer especial @cumbuca.veggie
– Suculentário Valim, suculentas diversas @suculentario_valim
– Sebo Toda Prosa, livros usados @sebotodaprosa
– Artesanatos da Teté, bonecas de pano e crochê @artesanatos_da_tete
– Pâmela Caliope, expondo seus quadros @caliopeartes
– André Oneiros, ilustrações @oneirosarte
– Hortalice Orgânicos, produtos orgânicos e mudas @aquarelabrincos
– Do Quintal Food, doces e produtos veganos @doquintal.food
– Amora Amore Miçangas, bijuterias autorais @amora_amore_micangas
– Sabiá Cultural, sebo de livros, micro editora e coletivo que promove ações culturais na Amazônia @sabia.cultural
– Aquarela brincos, brincos e acessórios artesanais @aquarelabrincos