A Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), vem realizando, de modo mais intenso desde 13 de abril, uma série de campanhas de conscientização dos riscos que as queimadas urbanas provocam. O trabalho é feito em parceria com escolas, faculdades e outras entidades ligadas ao meio ambiente nos níveis das três esferas federativas (CORPO DE BOMBEIROS, SEDAM, UMAM, ASDEC, UNIFACIMED, DANIEL BERG, PM, MINISTÉRIO PÚBLICO, ETC).
De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental da SEMMA, Lucen Baine Ribeiro Santos, essa campanha é importante pois nesse período de estiagem em nossa região, a umidade relativa do ar fica bem próxima do que se observa em regiões desérticas e quaisquer focos de incêndios, mesmo em quintais, podem se propagar rapidamente, atingir a vegetação seca em terrenos baldios, e colocar em risco todas as casas próximas.
Até o momento, a SEMMA lavrou um total de 40 autos de infração referentes a incêndios urbanos. As queimadas urbanas se constitui crime ambiental de acordo com a Lei Municipal 3.328/PMC/2014, com muitas que variam de 572,40 a 1.148,80.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cacoal, SEMMA, em parceria com outros órgãos e entidades educacionais, tem feito realizado palestras e pequenas paradas em ruas da cidade, conhecidas pela sigla em inglês pit stop, para conscientizar a população dos enormes riscos que as queimadas domésticas provocam.
Já a secretaria de Saúde do município, Semusa, também tem alertado para os malefícios à saúde que essas queimadas de lixo nos quintais podem provocar. De acordo com a SEMUSA, a fumaça polui o ambiente e como não há chuvas, esses gases contaminantes permanecem por vários dias, causando desde problemas mais leves, como irritação nos olhos e na pele, até problemas graves nos pulmões e outros órgãos vitais do tecido humano.
Embora tenham sido registrados dezenas de ocorrências graves de queimadas urbanas, o número de queimadas de médio e grande porte, na área rural, está sob controle. Utilizando como base um site de uma agência de governo dos Estados Unidos, a SEMMA informa que não há, nesta terça-feira, nenhum foco de incêndio de grande e médio porte.