Nesta semana, apresentamos na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado o nosso relatório com as emendas ao Orçamento Geral da União de 2023 para a área de infraestrutura urbana e saneamento. Considerando que houve um corte de 48% nos recursos destinados ao Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável por projetos de infraestrutura urbana, habitação, mobilidade, saneamento e defesa civil, apresentamos uma emenda com recursos suplementares no valor de quase R$ 8 bilhões. Estes recursos devem ser usados, especialmente, na infraestrutura viária e urbana, e na ampliação de sistema sanitário, e devem atender, em parte, os projetos já em andamentos.
Um desse projetos, que terá seu andamento assegurado, é o esgotamento sanitário de Ji-Paraná, cujas obras estão em pleno vapor. Trabalhamos muito para conquistar essa obra e não podemos correr o risco de perder um centavo sequer para sua execução total. Por conta disso, fiz questão de apresentar essa suplementação orçamentária para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Creio que dessa forma vamos assegurar a execução dessa obra e de muitas outras em todo o Brasil.
Eu sempre digo que investir em saneamento é investir em saúde e cuidar do meio ambiente. Pois, para cada real investido em saneamento, economizamos quatro reais que seriam gastos na área da saúde. Além disso, evitamos um impacto ambiental enorme no meio ambiente, especialmente na poluição dos recursos hídricos.
Por isso, considero essa obra de saneamento de Ji-Paraná uma das contribuições das mais importantes de meu mandato como senador da República. Com esta obra, que terá investimentos de mais de R$ 187 milhões, a construção de duas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), a instalação de 472 quilômetros de rede coletora de esgoto e 36 mil ligações, será possível coletar e tratar o esgoto de 80% dos domicílios da cidade.
É uma conquista muito importante e que, certamente, resultará na melhoria da qualidade de vida da população da cidade. Este projeto é fruto de um projeto coletivo, de um sonho que é de cada cidadão de nossa cidade. O sonho de ter água tratada, esgoto coletado e tratado e mais saúde para nossas crianças, para toda nossa gente e para as gerações futuras.