O vereador Romeu Moreira esteve em Porto Velho no início do mês e aproveitou para visitar a sede do Rioterra, o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia (CES) em Rondônia. Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) criada em 1999. O Rioterra tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da região amazônica, aliando conservação e sustentabilidade à melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Na oportunidade, o vereador Romeu Moreira foi recebido pelo coordenador geral de projetos, Alexis de Souza Bastos, e pela tesoureira Telva Maltezo. “Nós temos na Rioterra, uma grande parceira da cacauicultura rondoniense. E o que é melhor, eles estão focados em promover a melhoria do cacau, garantindo mais qualidade às amêndoas que são produzidas aqui”, destaca o vereador Romeu Moreira.
O cacau, fruto nativo da floresta amazônica, está entre as espécies produzidas pelo Centro de Estudos Rioterra para atender as ações de reflorestamento do projeto Plantar Rondônia, de apoio à agricultura familiar no processo de regularização ambiental das propriedades rurais. Isso porque além de promover a recuperação ambiental através do reflorestamento de áreas degradadas, ao plantar cacau é possível aliar o aumento e a diversificação da renda dos produtores.
“A Rioterra tem um trabalho incrível voltado ao cacau e fomos conhecer de perto todos os projetos e fortalecer as parcerias para que a região de Cacoal seja cada vez mais contemplada. Nos comprometemos a fazer um levantamento de todos os produtores e apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisa para melhorar a qualidade das amêndoas. Seremos cada vez mais reconhecidos pela qualidade do cacau plantado em Cacoal”, acredita o vereador.
Ao final da visita ao Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia Rioterra, Romeu Moreira aproveitou para reforçar o convite para a segunda edição da Cafecau, a Feira do Café e do Cacau em Cacoal. A 1ª edição aconteceu em julho de 2022, promovendo uma série de atividades voltadas às cadeias produtivas do Café e do Cacau, atraindo grande público.