Por todo o Brasil, milhares ou mesmo milhões de brasileiros estão saindo às ruas desde a divulgação dos resultados das eleições presidenciais de 2022 para manifestar não apenas a sua indignação quanto ao resultado do pleito, mas principalmente a sua falta de confiança quanto ao processo de eleição.
Muitos questionam a idoneidade do processo eleitoral no Brasil, apontando a impossibilidade de auditar os votos depositados de forma eletrônica nas urnas brasileiras. A exemplo das milhares de cidades espalhadas por todo o território nacional, em Cacoal centenas de manifestantes se revezam na entrada da cidade, às margens da rodovia federal BR-364, entre eles o vereador Romeu Moreira, apoiador das manifestações.
“Os brasileiros que estão participando destes atos buscam a certeza de que as eleições no Brasil não tiveram falhas. Muitos questionam o resultado justamente porque o que se vê, nas ruas, é uma grande união de brasileiros contrários ao resultado. Cidadãos que priorizam os ideais da Direita estão na rua porque não conseguem se convencer de que os resultados das eleições manifestam a verdadeira escolha da maioria dos brasileiros”, destaca Romeu Moreira, que se coloca entre essas centenas de milhares de pessoas.
O vereador cacoalense se mostra a favor da democracia e garante que se for comprovado, efetivamente, de que não houve falha alguma no processo eleitoral de 2022, vai ser o primeiro a acatar a decisão da maioria. “O que nós estamos buscando é a certeza de que não houve nenhuma falha. Se conseguirem nos provar isso, não terei problema algum para acatar o resultado do pleito, mesmo eu sendo contrário a ele”, enfatiza.
Ao apoiar as manifestações em Cacoal e por todo o Brasil, Romeu Moreira está defendendo o direito de qualquer cidadão de se manifestar. “A liberdade de expressão consiste na garantia de livre manifestação. Todo brasileiro tem o direito de se pronunciar ou de se manifestar, revelando a sua opinião, um sentimento ou a sua impressão sobre algo”, finaliza o vereador.
Sessão da Câmara
Em seu discurso na 34º Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Cacoal, Romeu Moreira também fez questão de abordar o assunto. “Queria aqui falar do meu orgulho em ser cacoalense, do orgulho do povo da minha cidade. Quero parabenizar todas as pessoas voluntárias, entidades, empresas e também o setor produtivo, em especial o agro, que, assim como eu, estão indignados da forma tendenciosa que aconteceu a disputa eleitoral para a presidência da república do Brasil”, reforçou.
Romeu destacou os principais pontos questionados pelos manifestantes. ” Vimos uma disputa totalmente desleal, com poderes constituídos totalmente parcial em favor de um candidato que sequer deveria ter sido solto. Vimos um ato covarde do Supremo Tribunal Federal,habilitando um condenado a disputar o mais importante cargo de nossa nação”, ressalta
O vereador finalizou o seu discurso na tribuna da Câmara parabenizando todos aqueles que se manifestam de forma pacífica e ordeira. “Queria aqui parabenizar todas as famílias, crianças, jovens e idosos, que estão diariamente protestando e lutando por aquilo que acreditamos, lutando pelo futuro de nossa nação, pela liberdade, pela família, em favor dos que trabalham e produzem as riquezas deste país. Na qualidade de cidadão, estive lá todos os dias e o que me impressionou foi o brilho nos olhos daqueles que ali estão e que tiveram, nos últimos tempos, o orgulho de serem brasileiros”, concluiu Romeu Moreira.