Idealizado pelo Instituto Federal de Rondônia, o projeto Cidades Inteligentes tem como base as necessidades apresentadas pelos municípios. O projeto prevê a criação de soluções em cinco eixos diferentes: Educação, Saúde, Segurança, Governança e Empreendedorismo e Inovação.
Nesta semana, o vereador Romeu Moreira acompanhou a reunião de apresentação do projeto em Cacoal, realizada na Prefeitura Municipal. A apresentação foi feita pelos professores Vagner Shoaba, coordenador geral do Cidades Inteligentes, e Juliano Cristhian Silva, coordenador geral da Redinova. De acordo com o professor Juliano, para ter êxito o projeto conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Poder Legislativo Municipal.
“Com o projeto há uma grande mudança de cultura no município e isto impacta diretamente nas leis já existentes e também em criar novas como: lei de inovação, plano diretor, entre outros. Com a implantação do Cidades Inteligentes, ao legislativo também ficará mais fácil acompanhar e principalmente planejar o futuro do município, por meio de informações para tomada de decisões”, explica Juliano.
Dentro das soluções do projeto Cidades Inteligentes, destacam-se soluções digitais dos eixos de Saúde, Educação e Governança, que inclusive já estão disponíveis para começarem a serem implementadas no município.
“Os professores apresentaram todos os caminhos e possibilidades para a inclusão de Cacoal no projeto Cidades Inteligentes. Nós nos comprometemos a reforçar essa parceria, na tentativa de garantir que o nosso município possa contar com esse projeto tão relevante e significativo, desenvolvido por uma instituição de tamanha importância como o IFRO”, ressaltou o vereador Romeu Moreira.