O governador Marcos Rocha defende que essa análise técnica profunda e abrangente da logística do Estado tem como objetivo trazer soluções para proporcionar uma revolução no desenvolvimento e na qualidade de vida da população. ‘‘Rondônia está seguindo o caminho do desenvolvimento, e com esse Plano Estadual de Logística e Transporte, o Governo passa a ser detentor de um conjunto de dados necessários para gerar ações que faça com que o Estado seja ainda mais valorizado’’.
O diretor-presidente de uma empresa do ramo de infraestrutura do ramo de transportes, Jorge Bastos, agradeceu pela oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de Rondônia por meio do estudo e disse ainda que o Plano Estadual de Rondônia segue as mesmas metodologias do Plano Nacional. ‘‘O estudo técnico está pronto e agora estamos submetendo à consulta pública. Tenho certeza que ele irá ajudar Rondônia a melhorar a cadeia logística com a integração de todos os modais’’. O plano considera os seguintes indicadores: acessibilidade, eficiência, confiabilidade, segurança, nível de serviço das infraestruturas e sustentabilidade.
RESULTADOS
O anúncio da construção do Pelt ocorreu em fevereiro de 2022 pelo Governo de Rondônia e a empresa contratada para realizar diagnóstico inédito sobre os modais de transporte do Estado e propor soluções. Desde então foram levantadas informações sobre rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroportos, instalações portuárias, também foram identificados desafios na infraestrutura e foram simulados cenários futuros, que podem subsidiar decisões pelos próximos 15 anos.
O plano traz o panorama atual do uso de modais de transporte no Estado, e aponta uma concentração logística no corredor BR – 364 ao porto de Porto Velho, também contempla uma carteira de ações que podem ser implementadas no Estado para melhorar os modais de transporte, com um mapa de prioridades para investimentos em rodovias, aeroportos, hidrovias, e até ferrovias, propondo o resgate deste modal que faz parte da história de Rondônia. Aponta ainda, alternativas sustentáveis e com menor custo de logística.