A ida do Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Cacoal, Elizeu Dias, e sua equipe à Cachoeira do Protázio, no interior de Cacoal, nesta quinta-feira,14, foi mais do que uma visita técnica para mapear mais um de tantos pontos turísticos do município. Todos ficaram encantados com a beleza do lugar, uma belíssima cachoeira que assegura aos visitantes uma experiência revigorante na trilha do ecoturismo.
A comitiva que visitou o local era composta do secretário Elizeu Dias, das servidoras Fabiana Alves e Renata Nogueira, e por Neide Giron, que é a Gestora de Oportunidades e Negócios do Senac Cacoal.
Todos os membros envolvidos na missão foram recebidos pelos proprietários do local, Sr Protázio e Dona Marli, os quais fizeram uma exposição sobre a história do lugar, repleto de riquezas da natureza que devem ser preservadas e evidenciaram o amor que têm pelo lugar, sem deixar de lado o esforço que fazem para que a flora e a fauna do local sejam um conjunto harmonioso para oferecer aos turistas o que há de melhor em ecoturismo.
De acordo com o Secretário, Elizeu Dias, a visita foi muito proveitosa nessa busca da SEMICT por mapear os pontos turísticos de Cacoal. Ele disse que a bela cidade da região central do estado desponta como um dos municípios do Estado que mais se destaca com o seu potencial para o ecoturismo e o órgão que ele dirige, sob a batuta do prefeito Adailton Fúria, tem procurado não apenas incentivar iniciativas como essas, mas também oferecer apoio naquilo que for de sua competência.
Segundo a definição da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
Para o ecoturismo acontecer a contento, as pessoas e as empresas devem respeitar a natureza, o patrimônio cultural, além das diferenças sociais e culturais das populações e ainda utilizar o turismo como fonte de incentivo para mais pessoas aderirem a “causa”.
Os proprietários do lugar, Sr Protázio e Dona Marli são um exemplo de empreendedores que seguem à risca as recomendações da Embratur para que o lugar se enquadre nessas definições e se transforme em mais um elo importante de todo o conjunto ecoturístico da amada e bela Cacoal.