magens vazadas mostram a destruição
Imagens vazadas pelo Ministério de Defesa do Reino Unido mostraram que os russos poderiam haver perdido dezenas de veículos blindados, de acordo com um relatório da Reuters.
Essa é a resposta de muitos russos à visão de foguetes e projéteis de artilharia atingindo prédios ucranianos que, em sua uniformidade de concreto, poderiam facilmente estar em Moscou. As cidades pelas quais os veículos blindados russos estão circulando, capturadas em vídeos trêmulos e acompanhadas de uivos de horror, podem ser Voronezh ou Krasnodar ou qualquer cidade russa. A invasão da Ucrânia é um pesadelo acordado, horrível e absurdo.
E está sendo feito em nosso nome. 24 de fevereiro, quando o presidente Vladimir Putin anunciou a invasão , é o dia em que a Rússia se tornou uma nação marginalizada e desprezada, não apenas isolada economicamente, mas ativamente evitada pelo resto do mundo – nos esportes, na ciência e na maioria dos outros tipos de cooperação internacional. Qualquer que seja a “vitória” militar que Putin possa achar aceitável em sua mente distorcida, a
Rússia já sofreu uma derrota moral esmagadora.
E até certo ponto, parece que o povo russo sabe disso. Embora a dissidência tenha sido efetivamente banida, milhares de pessoas correram o risco de expressar sua oposição à invasão. E não são apenas os suspeitos de sempre, os descontentes já conhecidos do Kremlin. Grandes figuras públicas, jornalistas e artistas proeminentes se manifestaram contra a guerra.