O ano de 2020 vem se encerrando com um sentimento diferente em todo o planeta. Foi o ano em que uma pandemia mundial colocou em risco o que antes chamávamos de normal. Milhões de vidas foram perdidas e logo a discussão travada era em torno da saúde física das pessoas e a saúde financeira das nações.
Algo difícil de segregar, uma vez que os cuidados devem avaliar os dois aspectos, especialmente no que se refere às políticas pública no enfrentamento à ameaça invisível: o vírus e seus efeitos devastadores.
Partindo desse princípio, o Sebrae em Rondônia, logo no início do período de quarentena, adotou medidas que visaram uma rápida adaptação a um novo modelo de atendimento que, afinal, não era tão novo assim. A instituição já vinha dando passos largos em direção à transformação digital do Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, em inglês). Já vinha realizando, há algum tempo, conexão com ecossistemas consagrados mundialmente em inovação e tecnologia. Experiências com o Vale do Silício (EUA) e países como China e Coréia do Sul já vinham sendo realizadas com empreendedores de Rondônia. E a própria inauguração do Sebraelab, em Porto Velho, em janeiro de 2020, já evidenciava esse viés inovador do Sebrae em Rondônia.
Com o advento do isolamento social, os empreendedores viram-se muito apreensivos com o futuro e seus negócios e acabaram encontrando na tela de seus smartphones ou computadores, os rostos já conhecidos do time de atendimento do Sebrae em Rondônia, potencializado no atendimento remoto, intensificado a partir da pandemia.
“Tivemos tantos depoimentos significativos, especialmente no auge da pandemia, e conseguimos atender de maneira satisfatória. Seja orientando para acesso ao crédito, seja introduzindo o pequeno negócio no meio digital, adaptando-se à nova realidade, seja oferecendo consultorias online. Enfim, praticamente, nosso portfólio foi totalmente adaptado para o atendimento remoto. Foi um grande aprendizado para todos e foram grandes conquistas, uma vez que tivemos casos que ampliaram seus negócios mesmo durante esse período mais delicado”, comemorou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
Sebrae em números
Em 2020, o Sebrae em Rondônia conseguiu atingir suas metas propostas, mesmo com tantas adversidades proporcionadas pela pandemia do coronavírus. Atendeu 22.489 Pequenos Negócios, 102,2% do previsto. Conseguiu executar soluções em Inovação e Tecnologia, alcançando 114% da meta previamente estabelecida. Atendeu 118% da meta inicialmente proposta de orientações Pós Crédito/Fampe e conseguiu introduzir serviços digitais, tão relevantes a partir da pandemia, em 116% da meta original.
A instituição ampliou seus canais remotos de atendimento, seja pela central de relacionamento 0800 570 0800, que agora ampliou sua capacidade de atendimento (incluindo via Whatsapp), modernizou seu portal de atendimento www.sebrae.ro, com landing pages e hotsites específicos para o portfólio de produtos e serviços, além de todo conteúdo disponibilizado por meio digital. Viu, também, seu número de seguidores em canais de comunicação e mídias sociais terem crescimento expressivo ao longo do ano. O Canal do YouTube, por exemplo, quase dobrou o número de inscritos, especialmente com as transmissões de webinars, cursos e demais eventos online que estão consolidados como conteúdos ricos para os clientes do Sebrae.
A maior feira virtual da Amazônia Legal, a Agrolab Amazônia, voltada ao agronegócio, foi realizada com grande sucesso. O evento contou com a participação do Vice–Presidente da República, general Hamilton Mourão, em sua cerimônia de abertura. Durante os três dias, além de debates de governança, discussões relevantes para o setor produtivo, comercialização de produtos, rodadas de negócios, inclusive com países com grande interesse em investimentos no Brasil, leilões de gado totalmente virtuais, palestras e conteúdos de grande valor para o produtor rural fizeram da Agrolab Amazônia a maior vitrine virtual do agronegócio da Amazônia legal.
Em 2021, os desafios são ainda maiores, pois será um momento de reconstrução, e o time do Sebrae em Rondônia está motivado e preparado para mais este desafio. Seja na orientação, na consolidação dos eventos híbridos (presenciais e virtuais), no atendimento remoto e presencial, nas soluções de tecnologia, na articulação institucional para melhorar o ambiente de negócios, na disseminação da cultura empreendedora, especialmente a Educação Empreendedora, e, mais especificamente, em tornar as cidades cada vez mais empreendedoras. 2021 já começou para o Sebrae em Rondônia há algum tempo.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
(SEBRAE/IMPRENSA-RO)