A equipe do Sicoob Fronteiras tem realizado uma série de visitas às escolas das redes pública e privada para apresentar em detalhes aos estudantes o projeto do Concurso Cultural desenvolvido pelo Instituto Sicoob. Ao longo das visitas, diversas atividades são realizadas junto aos alunos, sempre enaltecendo a importância da cooperação para a comunidade na qual estão inseridos.
Justamente com o objetivo de envolver escolas, alunos e a comunidade na promoção da cultura da cooperação, o Instituto Sicoob realiza anualmente o Concurso Cultural, incentivando a produção textual e artística sobre temas relacionados à realidade local.
Com atuação nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a cooperativa Sicoob Fronteiras aderiu ao Concurso Cultural em 2021 e desde então tem feito a diferença na vida de milhares de estudantes. Para se ter uma ideia, na edição deste ano, 4.414 alunos, de 35 escolas, destes três estados, estão envolvidos no projeto. O Concurso é direcionado aos estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados.
Em 2024, o Concurso Cultural tem como tema “Atitudes simples, escolhas conscientes”, que incentiva os estudantes a refletirem sobre as suas atitudes em prol do coletivo, trabalhando alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a cooperação, a sustentabilidade e o senso de comunidade.
Com o Concurso Cultural os alunos têm a oportunidade de desenvolver temas relacionados a empatia, como solidariedade, cooperação, ajuda mútua e ao próximo, e como isso pode nos ajudar a desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária. Pontos esses que estão fortemente conectados com os princípios cooperativistas e o propósito do Sicoob de conectar pessoas para promover justiça Financeira e prosperidade”, destaca Heitor Ferreira Gomes, coordenador de MKT & Cidadania do Sicoob Fronteiras.
O Concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com os diferentes anos de escolaridade. Alunos do 3º ano devem produzir desenhos que expressem o tema do Concurso e alunos do 5º ano produzirão textos narrativos, privilegiando e valorizando sequências de eventos e imagens que sustentem relação próxima entre o tema do Concurso e a realidade local.
Já os alunos do 7º ano devem produzir poemas compostos por versos livres ou de estrutura fixa, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros da linguagem que viabilizem a compreensão do tema e os alunos do 9º ano produzirão tiras em quadrinhos com texto crítico-reflexivo produzido também a partir do tema do Concurso.
“É gratificante, uma experiência única estar mais próximo da comunidade e ver a forma como as crianças se interessam pelo assunto. Participam, perguntam, querem saber cada vez mais. Se mostram muito empolgados, principalmente quando falamos dos prêmios. Acredito que vão sair produções lindas neste Concurso Cultural”, ressalta Lorena Paula Santos de Souza, analista de Cidadania & Sustentabilidade do Sicoob Fronteiras.
(Giliane Perin p/ Sicoob Fronteiras)