A forte chuva registrada na tarde de quarta-feira deixou rastros de destruições em vários pontos de Cacoal. Um deles, foi na sede da ONG Vira Lata Vira Amor, que teve parte da cobertura arrancada e o abrigo inundado. Agora os voluntários buscam ajuda para reconstruir o local e precisam de lares temporários para alguns dos bichinhos.
Imagens divulgadas pelo abrigo, que atende mais de 70 animais no local, entre cachorros e gatos, mostraram os bichos dentro d’água, tentando se proteger. Natália Pina, tesoureira da ONG, disse que o cenário era desesperador.
“Parte do telhado foi levado pelo vento, ainda chovia e os animais estavam todos expostos, muita bagunça, medicamentos na água, os panos dos animais dormirem todos molhados, um pouco da ração que estava aberta, os animais muito assustados, especialmente os gatinhos, era de cortar o coração”, conta a tesoureira.
A ONG fez apelos pelas redes sociais e precisavam correr contra o tempo. “Em questão de horas recebemos muita ajuda. O prefeito Adailton Furia, juntamente com o presidente da Funccal, Pedro Rabelo, foram até lá e disponibilizaram um caminhão baú para a remoção temporária dos animais para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas ainda precisávamos de lares temporários para os animais que não couberam no novo espaço”, disse Natalia.
Mesmo com toda ajuda recebida, o abrigo ainda precisa de auxílio em diversas partes. “Precisamos de telhas de amianto, tamanho convencional 4mm, pregos para telhas, materiais de limpeza, dinheiro para a compra de medicamentos”, afirma.
Segundo Natalia, internautas organizaram uma campanha de doações para ajudar na recuperação da ONG Vira Lata Vira Amor. “Muitas pessoas abraçaram a causa, compartilharam nossos vídeos, ajudaram e o nosso sentimento é de gratidão”, conclui.
A ONG é mantida através de trabalhos voluntários e doações. As doações podem ser feitas através de Pix, disponibilizado logo abaixo:
Imagens: Divulgação ONG Vira Lata Vira Amor
Da Redação – Tribuna Popular