O time masculino de futsal da EEEM Major Guapindaia de Porto Velho e o feminino da EEEFM Cel Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura embarcaram na quinta-feira (5), rumo à Brasília para participar da 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. O campeonato teve início no domingo (8), às 16h, e segue até dia 14 de setembro. A competição reúne atletas de futsal de todo o Brasil, nas categorias feminina e masculina. Para a viagem a equipe contou com suporte de recursos do governo de Rondônia, que disponibilizou um ônibus para o descolamento dos estudantes.
Em 2023 a delegação rondoniense de futsal masculino Sub-18, foi à Belgrado, capital da Sérvia, onde representou o Brasil no Campeonato Mundial Escolar e ficou em quinto lugar. A equipe também contou com um suporte de recursos do governo que disponibilizou verbas para cobrir despesas da delegação. A mesma equipe foi campeã em 2022, com medalha de bronze do futsal masculino juvenil nos Jogos Escolares Brasileiros no mesmo ano.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os estudantes-atletas da rede pública estadual de ensino destacam-se cada vez mais no cenário esportivo. “A prática esportiva é fundamental na formação dos jovens, estimulando o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e emocionais, e o governo tem investido no incentivo ao esporte como parte essencial da educação, valorizando os atletas e as escolas que apoiam a modalidade.”
SELETIVA
O técnico do time da escola Major Guapindaia, Kassio Moisés explicou que, a seletiva para o campeonato aconteceu em Rondônia em parceria com a Federação de Esporte Escolar (FEERO). Cada time é composto por 10 jogadores, 2 pessoas na comissão técnica e mais 3 árbitros. “Tivemos dois times classificados para o campeonato que foi a escola Aluízio Pinheiro e a escola Major Guapindaia. O treinamento da equipe foi todo focado no brasileiro, marcação, movimentação e jogadas ensaiadas. A expectativa é boa de trazer um bom resultado para Rondônia”, frisou.
O capitão do time masculino, estudante do 2º ano do ensino médio, João Gomis, de 16 anos, contou que a expectativa é grande e que a preparação começou desde o início do ano. “Treinamos bastante e saímos vencedores no campeonato que participamos no município de Cacoal. Nosso último treino foi no dia 2 de setembro, e se fizermos o que foi trabalhado durante todos esses meses vai dar tudo certo”, disse.
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, enfatizou que o estado não mede esforços principalmente quando o assunto é a prática de esportes. “Imagina a dimensão que isso é na vida desses jovens. A euforia é grande. Temos uma trajetória de vitorias no futsal e isso é resultado do apoio da gestão no desenvolvimento esportivo dos nossos estudantes atletas.”
PARTICIPANTES
Confira a lista de convocados:
EQUIPES CLASSIFICADAS CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTSAL ESCOLAR SUB 17
(Secom/RO)