Solenidades realizadas pelo Poder Judiciário de Rondônia nos municípios de Campo Novo de Rondônia e Monte Negro marcaram a inauguração de novos fóruns digitais com a participação de autoridades dos três poderes e do Sistema de Justiça, além de moradores da região. Os dois novos prédios, foram entregues pelo presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, que reafirmou o compromisso da instituição com o efetivo acesso à Justiça.
As cerimônias tiveram início na parte externa dos prédios, que contam com ambiente dotado de paisagismo. Entre as autoridades presentes, o governador do Estado em exercício, Sérgio Gonçalves e o deputado estadual Lucas Torres, que representou a Assembleia Legislativa. A execução dos hinos do Brasil, de Rondônia e dos dois municípios, discursos de autoridades e o desenlace da faixa inaugural marcaram a entrega oficial dos prédios. “Estamos demonstrando que o Poder Judiciário não para, avançando cada vez mais o acesso à justiça para todos os rondonienses”, anunciou o presidente Raduan.
O prefeito de Campo Novo de Rondônia, Alexandre José Silvestre, destacou a articulação e a sensibilidade do Poder Judiciário para atender o cidadão que vive distante de sedes de comarcas. “Quando chegou o termo para analisarmos esse projeto, levamos dois minutos, pois sabíamos da seriedade e da importância desse fórum para atender a maior autoridade, que é o povo”, pontuou. O prefeito de Monte Negro, Ivanir José Fernandes, também elogiou a iniciativa e a estrutura física da unidade. “Agradeço ao Poder Judiciário por esse cartão postal para nossa cidade”, disse. Em ambos os municípios, os fóruns foram construídos em terrenos doados pelas prefeituras.
Também discursaram os desembargadores Gilberto Barbosa, corregedor-geral do TJRO e o decano Roosevelt Queiroz Costa, além de representantes da OAB, Defensoria Pública de Rondônia e Ministério Público.
Os novos fóruns foram construídos no mesmo modelo já inaugurado em Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim e Alto Paraíso. Fazem parte da estrutura, salas para realização de audiências e de atendimentos, tudo com acessibilidade e conforto.
Para a cerimônia foram convidados representantes de instituições parceiras do projeto. São 17 no total, entre órgãos do sistema de Justiça, do Poder Executivo, Tribunais Eleitoral e do Trabalho, entre outros.
(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)