A construção da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ji-Paraná está na fase de conclusão.
O prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito), está recebendo os últimos detalhes como a construção do muro e do abrigo de resíduos que custará aos cofres públicos mais de 239 mil reais.
De acordo com o doutor Marcelo Barbisan, secretário municipal de Saúde de Ji-Paraná, já foi licitado as obras de construção de um lavador para atender a central.
Barbisan também informou que já solicitou as ambulâncias junto ao Ministério da Saúde. Também foi solicitado o credenciamento do número 192 junto a rede telefônica.
A expectativa é que o Samu entre em funcionamento até o mês de junho.
A nova unidade contará com área de estacionamento para ambulâncias, farmácia, sala de repouso, banheiros e vestiários, cozinha e refeitório, sala de regulação e demais setores administrativos.
O investimento no SAMU é de aproximadamente R$ 475 mil, oriundo do Ministério da Saúde, além de contrapartida do Município, de cerca de R$ 260 mil, além da aquisição de equipamentos de tecnologia e de todo o mobiliário que será usado na unidade.
Atualmente, o município conta apenas com o serviço de remoção de urgência realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar, do Governo de Rondônia.
O SAMU irá proporcionar melhores condições de trabalho aos médicos e equipe de enfermagem, além de mais segurança aos pacientes socorridos.
Leandro Pereira/Portal SGC