Os vereadores de Cacoal, através de suas comissões temáticas, reuniram-se para discutir o Projeto de Lei 01/2023, que autoriza o município a instituir Tarifa Zero para o Transporte Coletivo Urbano no município de Cacoal.
Na oportunidade, o Projeto foi explanado pelo Secretário Municipal de Trânsito, adjunto, Paulo Diniz, pelo Procurador do Município, Walter Matheus Bernardino Silva e também procurador jurídico da Câmara, Abdiel Figueira, os quais sanaram dúvidas dos vereadores e falaram sobre as responsabilidades do município em relação ao Projeto.
O principal esclarecimento foi em relação à cobertura do serviço, com tarifa zero, se alcançaria apenas o trajeto Cacoal/Riozinho e vice-versa, ou se também estender-se-ia a outros bairros do município, uma vez que o projeto deixava subentendido abranger a todo o município, sem distinção de áreas urbanas ou suburbanas.
Após as discussões, os vereadores Valdomiro Corá (Corazinho) e Lauro Garçom pediram alguns momentos de vista para propor emenda referente ao itinerário dos quatro ônibus que irão atender a população ne Cacoal e seus distritos, “sem limitação de usuário”, conforme frisou Corá.
Em seguida, o Projeto seguiu para deliberação e ficou definido que, em relação aos bairros e demais localidades a serem atendidas, as discussões irão prosseguir na quarta-feira, conforme explicou o vereador Paulinho do Cinema. Os debates, conforme acordo entre os vereadores, irá ocorrer às 20 horas desta quarta-feira, na Escola Celso Ferreira da cunha, localizada no Distrito do Riozinho.
Também participaram da Reunião os vereadores: Zivan Almeida, Paulo Henrique, Romeu Moreira, Toninho do Jesus, Ezequiel Câmara, Luiz Fritz, e Magnison Mota.
A Procuradora Geral do Legislativo, Talânia Lopes, membros das diretorias legislativa e de comissões da Câmara também participaram da reunião, juntamente com os assessores dos vereadores, auxiliando os membros do legislativo no esclarecimento de dúvida.