Preocupado com a forma como vem sendo realizada a coleta dos resíduos sólidos em Cacoal, serviço esse efetuado pela empresa Rondônia Limpeza Pública e Privada (RO vereador Zivan Almeida (PSC), convidou os empresários Valdeir Loures de Oliveira e João Alex de Almeida, para discutir essa questão na Câmara de Cacoal.
Zivan citou e questionou as imagens de um vídeo, onde aparece um dos coletores da empresa em frente uma residência, rasgando as sacolas de lixo e espalhando num terreno vizinho.
Quanto essa atitude, os empresários já tomaram as providências junto àquele gari.
Outro ponto levantado por Zivan, diz respeito ao método usado na coleta do lixo, o “Bandeiramento”, que consiste em recolher as sacolas de lixo de ruas transversais e amontoá-las numa rua principal para, e só depois vir com o caminhão fazendo a coleta.
Conforme Sandro Coelho, secretário municipal de meio ambiente, a empresa apresenta sim alguns pontos negativos, como por exemplo: O valor cobrado, considerado acima da média nacional, embora esse contrato foi efetivado na gestão passada, agora cabe a nova gestão resolver.
Quanto à forma de coleta bandeirada, é a utilizada em todo país.
Ainda conforme o secretário, a SEMMA, realiza pesquisa semanalmente para saber qual o índice de satisfação da população, frente a coleta de lixo, a equipe de rua entrevistou 110 pessoas, e obteve satisfação de 97% dos entrevistados.
“A reunião rendeu bons frutos, acredito que muitas dúvidas foram sanadas, e os problemas pendentes serão corrigidos”, finalizou Zivan.
Ainda participaram da reunião os vereadores Toninho do Jesus (Podemos), Edimar Kapiche (PSDB), Lauro Kloch (PSC), Luiz Fritz (PSC), Dr. Paulo Henrique (PTB), e Ezequiel Câmara (Progressistas).
(Texto e fotos: CLAUDINEI SORCE-AICMVC)